- Área: 475 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: LF Phartenon, Movesa
Descrição enviada pela equipe de projeto.
Localizado no bairro Marechal Rondon, próximo ao Centro da cidade, o novo registro de imóveis de Canoas deveria, a pedido do cliente, transmitir a ideia de modernidade e tecnologia, premissas que não são tão recorrentes nesta área de atuação. O projeto buscou, a partir desta solicitação, o uso de materiais leves, a organização fluída dos ambientes e estações de trabalho, além da iluminação difusa e abundante na área de atendimento.
O novo registro de imóveis ocupa um andar e meio de um novo edifício comercial na cidade. Com a unificação de nove salas, totaliza 475m². Para não usar a escada enclausurada do edifício para o uso da equipe, foi necessário a criação de uma nova escada interligando os dois andares. No sexto andar estão localizadas as salas de Registro, Qualificação, Finalização, Arquivos, Deslizantes, Copa, Reuniões e Diretoria. No quinto andar, Certidões, Protocolo, Administrativo e, para acesso do público, o Atendimento e Caixas.
No espaço de fluxo principal do público (a área de atendimento) foi proposto um ambiente amplo, bem iluminado e moderno, conforme as premissas iniciais de projeto. No forro foi usado chapa expandida pintada de branco, retroiluminada. A mesma chapa foi utilizada para a recriação do shaft central do edifício, que teve as parede removidas, permitindo mais transparência e servindo de apoio para a floreira central. Ao redor dele propusemos o banco paramétrico da recepção com capacidade para 26 pessoas, em Tauari, elemento fundamental e conector do projeto.